Professor de balé Alaércio Leite faz workshop para o Núcleo de Dança

0

Os alunos do Núcleo de Dança da Secretaria de Cultura e Turismo tiveram a oportunidade, no sábado (dia 18), de participar de um workshop com o professor de balé clássico Alaércio Leite, uma das referências da dança no Brasil e que em breve estará nos EUA dando aula na escola “Ballet East”. Leite mostrou sua experiência e técnica que vão servir de fundamentos importantes para a formação dos alunos do Núcleo de Dança.

O professor de balé aceitou o convite para ministrar o workshop pelo trabalho desenvolvido em Barueri na dança e nos outros cursos de artes da Secretaria de Cultura e Turismo. Hoje cerca de 5 mil alunos frequentam um dos 30 cursos de música, dança, teatro, circo, xadrez e artes visuais, entre outros.

“Foi um momento muito especial, me surpreendi com a qualidade técnica dos alunos do Núcleo de Dança, e com o trabalho que já está sendo feito”, afirmou.

Alaércio Leite também tem realizado trabalhos sociais como o “Programa Crescendo com a Dança”, da Escola Paulista de Dança, que atende crianças e jovens de baixa renda, proporcionando-os formação artística e inclusão social.

No workshop houve apresentação de técnicas utilizando a barra aos alunos do 2º ano, aula centro com os alunos do 3º ano e o estudo de uma coreografia contemporânea com os alunos do 4º ano.

O evento foi organizado pelo diretor artístico do Núcleo, Ricardo Scheir, que ressaltou a importância do aprendizado por meio da experiência transmitida pelo professor. Como parte do evento, Scheir também realizou uma palestra onde ressaltou a importância da alimentação saudável para os bailarinos. Segundo Scheir, os bailarinos são atletas artísticos e precisam ter a saúde do corpo condizente com as exigências da dança.

O Núcleo de Dança vai abrir em breve inscrições para o processo seletivo de julho.

Sobre o professor
Alaércio Leite é formado em dança clássica. Iniciou seus estudos em 1993 com a professora Narcisa Coelho. Estudou com diversos mestres, entre eles, Neide Rossi, Jair Morais, o próprio Ricardo Scheir, Beatriz de Almeida, Vera Carneiro, Toshie Kobayashi e Sacha Svetloff. Integrou em 2004 o Grupo Divinadança, onde mais tarde se tornou professor e assistente de direção.

Em 2009 assumiu a coordenação geral na Escola Paulista de Dança, que anualmente faz exames para selecionar crianças a partir dos 7 anos com o intuito de proporcionar um trabalho de inclusão, formação e direcionamento profissional. Desde 2016 ministra aulas de ballet clássico, pas de deux e repertório no Pavilhão D Centro de Artes, Raça Cia. De Dança e Estúdio In Pulso.

#jornalrmsp #brasil #cultura #cidades #barueri #rubensfurlan #cidadeinteligente #jeangaspar #soniafurlan #brunafurlan #culturaeturismo #nucleodedanca #balletclassico #pasdedeux #racacia #estudioinpulso #música, #danca #teatro #circo #xadrez #artesvisuais

Share.

About Author

Leave A Reply