Centro de Diagnósticos: serviços do Núcleo de Saúde da Mulher surpreende pacientes

0

No primeiro andar do Centro de Diagnósticos Maria Mariano Meneghin, em Barueri, fica uma ala bastante especial: o Núcleo de Saúde da Mulher. O espaço foi todo pensado para que o público feminino receba a atenção que merece no cuidado à saúde. O ambiente é tão completo e o serviço prestado é tão diferenciado que as pacientes chegam a duvidar de que se trata de um serviço público.

Foi o que aconteceu com Lindalva Reis de Carvalho Lacerda, de 51 anos, moradora da cidade há 26 anos. No dia 6 de março ela esteve lá pela primeira vez para fazer um exame de densitometria óssea e só conseguiu dar nota máxima. “Nota 10! Nós de Barueri estávamos precisando. Eu faço ressonância da coluna e nós precisamos do exame aqui na nossa cidade. Está de parabéns, as meninas são muito 10. Tudo novo, tudo maravilhoso. Higiene 10, atendimento 10, tomara Deus que venha pra outros locais. A limpeza aqui é melhor do que em convênios”, ressaltou.

Outra munícipe, Telma Ferreira Domingos da Silva, de 45 anos, endossa as palavras de Lindalva. Suas duas filhas já realizaram exames no Centro de Diagnósticos e desta vez ela é que foi fazer uma mamografia. “Está ótimo, estou gostando, o atendimento é perfeito e tudo é de última geração. Nunca vi algo nesse padrão”, afirmou.

Acolhimento e tecnologia
As atividades do Núcleo tiveram início em outubro do ano passado, com a chegada do aparelho de densitometria óssea (leia mais AQUI). De lá para dezembro foram chegando outras tecnologias, todas altamente avançadas, para o atendimento focado nesse público.

Atualmente a ala conta com exames como densitometria óssea, mamografia com tomossíntese, mamografia com estereotaxia, colposcopia, ultrassons de mama, fetal e obstétrico, exames ginecológicos com imagem, além de um espaço destinado à coleta de exames laboratoriais em casos específicos, como o de pessoas com mobilidade comprometida, por exemplo.

Cíntia Gislaine Tacola, supervisora técnica de radiologia do Centro, destaca, além de todas as tecnologias presentes no local, o trabalho de receptividade que é igualmente levado a sério. “Tem todo um acolhimento que faz a diferença para a paciente se sentir mais confortável. A gente vai explicando o que vai ser feito, ela sai do exame e já vê a imagem, isso tudo dá um bem-estar a elas. Todo esse conjunto deixa mais acolhedor e a paciente fica mais satisfeita”, conta.

A área reserva-se ao atendimento integral da mulher, até mesmo durante a gestação, dispondo de tecnologias específicas para esses casos.

Mamografia top
O Núcleo de Saúde da Mulher conta com dois mamógrafos de última geração com recursos bastante avançados, ainda dificilmente encontrados na rede pública e até privada de saúde. É o caso do mamógrafo com tomossíntese, conforme explica Cíntia.

“Nós temos dois equipamentos de mamografia de última geração. Esses equipamentos, nem rede pública e nem rede particular costumam ter instrumentos iguais. A gente tem um mamógrafo com a especialidade de tomossíntese, exames milimétricos da mama que depois podem ser reconstruídos em 3D. Isso nem na rede particular aqui da região eu vi ainda, pode ser que daqui a pouco chegue. Realmente é um equipamento mais top de mamografia”, destaca a especialista.

Com ele é possível fazer até 20 imagens “fatiadas” da mama, exemplifica Cíntia. “É como se fossem ‘fatias’ de um milímetro cada uma, com isso, quando você termina a aquisição da imagem pode pedir a reconstrução em 3D e ver um nódulo, por exemplo, em várias posições. Você consegue ver volume, tamanho e profundidade. Há com isso um diferencial no diagnóstico porque consegue ter uma visualização muito melhor”, descreve.

Já o outro mamógrafo possibilita fazer a estereotaxia da mama, que é um tipo de biopsia direcionada. Ela serve para localizar nódulos não palpáveis ou microcalcificações, orientando melhor o especialista quanto ao local para retirar o material para análise.

Embora a mamografia seja um exame naturalmente desconfortável devido a compressão que é feita na área, esses novos aparelhos têm um acrílico menos denso, que se molda melhor à mama trazendo um pouco mais de conforto à paciente. Como são digitais, essas tecnologias oferecem imagens de alta qualidade e com grande resolução, favorecendo ainda mais a assertividade dos diagnósticos. Eles também são rápidos: o exame tradicional é feito em até 12 minutos, e se for com tomossíntese, em no máximo 20 minutos.

#jornalrmsp #brasil #saude #cidades #barueri #rubensfurlan #cidadeinteligente #soniafurlan #brunafurlan

Share.

About Author

Leave A Reply