Encontro sobre Direitos das gestantes marca 1ª ação do programa “Mãe, a grande viagem”

0

A Prefeitura de Barueri, por meio da Secretaria da Mulher, promoveu nesta quarta-feira (dia 21) o primeiro encontro do programa “Mãe, a grande viagem”, com uma roda de conversa sobre Direitos da Gestante.

O programa tem o objetivo de ser mais uma rede de apoio para gestantes e mães viverem uma jornada mais segura e leve. Isso ocorre por meio de encontros que abordam diversos temas sobre o universo da maternidade.

Direitos
Dúvidas sobre direitos trabalhistas a respeito de licença-maternidade, direito ao aleitamento materno e estabilidade no emprego e outras orientações foram explicitadas pela advogada Alais Barrichello durante a roda de conversa.

“A lei proíbe que as empresas contratantes exijam qualquer tipo de exame para atestar a gravidez. Isso é crime! E as empresas que demitirem gestantes devem reintegrá-las ou indenizá-las”, explicou Alais.

Já informações sobre os direitos sociais, tais como acesso à saúde integral para a mamãe e o bebê, atendimento prioritário, assim como assentos em transporte público, dentre outros, foram dadas pela assistente social Rosângela Duarte.

“As mães adotivas também têm o direito à licença-maternidade de 120 dias. Assim como os pais homoafetivos, de forma unilateral, também têm esse direito garantido por lei”, lembra a assistente social.

Tudo novo de novo
Entre as futuras mamães que participaram da roda de conversa, a ajudante de serviços gerais, Lucina Da Hora dos Santos, ficou gestante aos 48 anos de idade. Ela já era mãe de dois filhos adultos, um de 28 e outro de 23 anos.

“Fiquei semanas sem menstruar e achei que estava na menopausa e descobri que estou grávida. Foi um choque, a minha mente ainda não está preparada. Esses encontros serão importantes porque eu preciso reaprender. Sou da época que a fralda era de pano”, disse.

Pais presentes
O programa prevê a presença dos companheiros das gestantes, ressaltando a importância da presença paterna durante o período gestacional

“Terão dias que ela vai chorar e talvez não me queira por perto, mas preciso entender e estar sempre ao lado dela”, conta o conferente Felipe Luquezi, futuro pai. “Como tive um aborto, sofri muito. Hoje busco informações para ter ânimo e apoio emocional”, disse Caroline Cristina de Almeida Luquezi, esposa de Felipe, que está gestante de 13 semanas.

#jornalrmsp #cidades #barueri #secretariadamulher #maegrandeviagem #diadagestante #rubensfurlan #betopiteri #piteri #brunafurlan

Share.

About Author

Leave A Reply