Oficina de musicalização integra pais e filhos no CRPI 

0

O que tampinhas de garrafa, baldes, colheres de pau têm em comum? Um mundo de possibilidades musicais e muita diversão! Essas descobertas acontecem nas Oficinas de Musicalização do Centro de Referência Pela Primeira Infância (CRPI), da Secretaria de Educação, que transforma objetos comuns em instrumentos musicais promovendo conexão entre pais e filhos.

Musicalização
Conduzido pela educadora musical Gilvane Monteiro, as oficinas acontecem por etapas, começando sempre com uma música de acolhida, seguindo com canções que movimentam o corpo, explorando dois instrumentos musicais. Finaliza com relaxamento acompanhado de uma música instrumental ou clássica.

Instrumento musical
Na oficina realizada na terça-feira (dia 24), os instrumentos utilizados foram a clava, feita com cabo de vassoura e tampinhas de garrafa pet amarradas com barbante na ponta, e o balde que virou tambor, cujas baquetas eram colheres de pau.

“Tomamos sempre um cuidado com a sonoridade porque tem a presença de alunos com TEA (Transtorno do Espectro Autista), adaptando para que sempre esteja em volume médio. A gente canta, movimenta e relaxa, trazendo a criança para se socializar e se descobrir por meio da música”, disse Gilvane.

O repertório
As músicas que dão ritmo nas oficinas são cuidadosamente selecionadas, favorecendo aspectos motores, cognitivos, afetivos e sociais.

Outro elemento utilizado foi o lenço de organza. Material bem leve para usar na música “O vento e a brisa”, de Estevão Marques. A proposta conduzia as crianças a assoprarem o lenço junto com os pais.

“Além do diafragma, trabalhamos a técnica vocal e a correção da postura, por isso a música ‘o vento’, é para assoprar e para se sentir livre. A ideia é explorar todo o espaço da sala. Isso também é raciocínio lógico e matemático”, pontuou a professora.

Conexão
Durante toda a oficina, pais e filhos são convidados a se conectarem, seja cantando, dançando e tocando juntos.

“Na primeira vez que trouxe minha filha eu chorei muito, porque a música pedia para ficar de frente para a criança e cantar juntos. Foi um momento de pura conexão”, disse Elisabete Mitiko, mãe da Maria Eduarda, de cinco anos.

Conheça o CRPI
As oficinas de musicalização duram em média 50 minutos e acontecem de terça a quinta-feira em diversos horários. Para participar, basta fazer a sua inscrição no CRPI, que fica na rua Terra, 326 – Jardim Tupanci. Saiba mais pelo telefone (11) 3164-1131.

#jornalrmsp #brasil #barueri #crpi #tea #sefam #rubensfurlan #betopiteri #piteri #brunafurlan

Share.

About Author

Leave A Reply