Você sabe o que é tecnologia assistiva? São equipamentos que promovem mais autonomia, acesso e participação para pessoas com deficiência. Esses dispositivos podem incluir próteses de membros, cadeiras de rodas motorizadas, aparelhos auditivos, entre outras tecnologias. O objetivo é sempre o mesmo: garantir mais independência e qualidade de vida.
Em Barueri, quem atua diretamente com esse compromisso é a Secretaria dos Direitos da Pessoa com Deficiência (SDPD), que se destaca por oferecer um serviço estruturado e de alto impacto na vida de pessoas com deficiência física e auditiva. Por meio do Departamento de Tecnologia Assistiva, são fornecidos recursos como: Próteses e órteses; Cadeiras de rodas (manuais e motorizadas); Aparelhos auditivos (AASI); Dispositivos personalizados de apoio; Manutenção e ajustes desses equipamentos.
A qualidade dos recursos fornecidos impressiona. As tecnologias são de ponta — algumas com origem alemã, como é o caso de próteses feitas com fibra de carbono, capazes de permitir que pessoas amputadas possam até competir como atletas paralímpicos de alto rendimento.
Saiba mais
Duas frentes de atendimento
O serviço de tecnologia assistiva da SDPD é dividido em duas áreas especializadas:
- Deficiência física: fornecimento e adaptação de órteses, próteses e cadeiras de rodas;
- Deficiência auditiva: entrega de aparelhos amplificadores sonoros individuais (AASI) e acompanhamento.
Ambas as áreas contam com equipes multidisciplinares, formadas por profissionais como terapeutas ocupacionais, fisioterapeutas, fonoaudiólogos e técnicos especializados, que acompanham cada caso de forma personalizada, garantindo conforto, funcionalidade e bem-estar ao usuário.
Vidas transformadas
Para muitos usuários, esse serviço é um verdadeiro divisor de águas.
“A SDPD abriu as portas para mim. Eu uso cadeira de rodas motorizada e tenho a minha independência graças à Secretaria. Foi lá também que me incentivaram a praticar bocha, e hoje sou atleta oficial da equipe de Barueri. Minha vida realmente foi transformada”, conta Ronan Dias Leite, usuário do serviço.
A terapeuta ocupacional Rita de Cássia Monteiro Cardoso, que integra a equipe da SDPD, reforça a importância do trabalho:
“Nosso intuito é favorecer a autonomia da pessoa com deficiência física. E, quando isso acontece, a autoestima melhora, e ela passa a se sentir parte da sociedade.”
Números que fazem a diferença
Somente em 2024, foram entregues:
- 1.164 tecnologias assistivas para pessoas com deficiência física;
- 1.247 aparelhos auditivos (AASI) para pessoas com deficiência auditiva.
Como ter acesso
Para solicitar tecnologia assistiva ou obter mais informações, a pessoa com deficiência, ou seu responsável legal, pode procurar diretamente a Secretaria dos Direitos da Pessoa com Deficiência (SDPD), localizada na Rua Vereador Isaías de Pereira Souto, 175 – Jardim Belval.
#jornalrmsp #barueri #aasi #assistiva #tecnologia #sdpd #atletasparalimpicos