Aleitamento materno: Saúde e Educação realizam evento de incentivo à amamentação

0

Não é mistério para ninguém que o leite materno é indispensável para a saúde do bebê. Além de ser seu único alimento até os seis meses de vida, é também o mais completo, capaz de fortalecer seu sistema imunológico e protege-lo de várias doenças. Mas os benefícios do aleitamento vão além, estendendo-se à mãe. Amamentar ajuda, por exemplo, na perda de peso, além de diminuir o risco de hemorragia e anemia após o parto, proporciona uma melhor recuperação do útero e reduz riscos de doenças como diabetes e câncer de mama.

O incentivo à amamentação foi tema de um encontro promovido pelas Secretarias de Saúde e de Educação de Barueri dentro da Maternal Maria José Damasceno Santos, na Vila Boa Vista, dia 15 de agosto, em alusão ao Agosto Dourado: mês dedicado à promoção, proteção e apoio ao aleitamento materno. Palestraram na ocasião a pediatra e diretora da Saúde da Criança, Vera Freire Gonçalves, e a nutricionista e coordenadora da equipe de nutrição, Daniele Menezes Teixeira, ambas ligadas à Coordenadoria de Atenção Básica à Saúde.

Participaram do encontro as assistentes de maternal e demais funcionários. O convite também se estendeu às mães daquela comunidade. Na ocasião, foram apontados os benefícios do aleitamento para mãe e bebê. A importância nutricional do leite materno foi ressaltada pela nutricionista Daniele.

A nutricionista Daniele falou sobre a importância da alimentação nos primeiros mil dias e que o aleitamento deve durar por todo esse período, a composição do leite materno, que é um alimento vivo (com células vivas, anticorpos, hormônios), porque é tão importante amamentar, atitudes para produção adequada do leite, a volta ao trabalho e a necessidade de ordenha e armazenamento do leite. No final, a especialista promoveu uma dinâmica sobre mitos e verdades sobre o aleitamento

“O retorno do público presente foi muito bom, porque muitas perguntas foram feitas e as assistentes servem como facilitadoras, como incentivadoras do aleitamento materno junto às mães, às crianças e aos outros constituintes da escola. Acaba sendo um elo importante para a comunidade para que sempre se incentive, para que a criança tenha condições de um desenvolvimento adequado e a mãe também possa ter o cuidado reforçado, já que isso, entre outras coisas, estimula o vínculo entre mãe e filho”, pontuou Vera.

A pediatra lembra que, independentemente da campanha, as ações de incentivo ao aleitamento materno ocorrem durante todo o ano nos grupos focados exclusivamente a esse tema, existentes em todas as Unidades Básicas de Saúde (UBSs) da cidade.

#jornalrmsp #brasil #saude #cidades #barueri #rubensfurlan #cidadeinteligente #soniafurlan #brunafurlan #ubs #aleitamentomaterno #hormonios #leitematerno #gestante #amamentacao

Share.

About Author

Leave A Reply